LAS VEGAS

DocumentosPlanejar

Vacinas obrigatórias para viagem internacional

7 Mins de leitura
vacinas para viagem internacional

Está planejando a sua próxima viagem para os EUA e quer saber quais são as vacinas para viagem internacional que é preciso tomar?

Um dos cuidados que todos devem ter antes de uma viagem é documentação. Mesmo com passagem comprada, você pode perder sua viagem caso não estiver com a papelada em dia. Mas, tão importante quanto são as vacinas. Para viagens internacionais, é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação. 

Vou falar tudo o que precisa sobre esse assunto, quando é necessário a vacina e outras dúvidas que muita gente tem quando viaja. Vem comigo?

 

📄 O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento que comprova a vacinação de doenças transmissíveis. 

As normas dessa documentação foram feitos pelo Regulamento Sanitário Internacional (RSI), um instrumento jurídico internacional vinculativo para 196 países em todo o mundo, que inclui todos os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

↳ Quem deve emitir o CIVP?

Na minha visão, todo mundo que faz viagens internacionais devem emitir o CIVP. Não vai causar nenhum problema ter esse documento em mãos durante uma viagem. Pelo contrário, vai evitar dores de cabeça. 

📢 Ps. Vale lembrar que o CIVP é imprescindível para viajantes que vão para países que exigem a proteção da febre amarela ou outras doenças.

 

↳ E quem não pode tomar a vacina?

Existem pessoas que não podem tomar vacinas. Para quem faz parte desse grupo, é recomendado que evite viagens internacionais. 

Veja se você ou alguém do seu grupo de viagem tem algum desses tipos de problemas de saúde. Se sim, a viagem dela pode estar correndo risco 😥.

    • Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias;
    • Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas);
    • Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe);
    • Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia;
    • Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina;
    • Pessoas com reação alérgica grave ao ovo;
    • Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).
🔔 Importante: caso irá viajar para algum país que exige o CIVP, mas você não pode tomar alguma vacina, é necessário apresentar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês. No portal da Anvisa há um modelo de atestado disponível, o qual deve ser preenchido pelo seu médico.

 

🌎 Quais países e locais exigem vacinação?

Se está planejando suas férias, é muito saber quais países exigem vacina. A mais comum é a de Febre Amarela. Há muitos lugares no mundo onde é possível pegar a doença, então, estar imunizado é obrigatório. 

A OMS fez uma lista dos países que exigem a vacina de Febre Amarela para estrangeiros poderem fazer turismo. Para ter acesso a lista completa, confira a lista na íntegra! 

 

↳ Como verificar os países que exigem o CIVP?

A melhor maneira de verificar quais são os países que exigem qualquer tipo de vacina é pelo site da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Eles reúnem todas as informações de quais países exigem determinadas vacinas. As vacinas para entrar na Austrália não são as mesmas para entrar nos Estados Unidos. Então, é importante fazer essa verificação. 

 

CIVP

 

✅ Vacinas obrigatórias para os Estados Unidos

Para quem está indo aos Estados Unidos, as vacinas não precisam ser uma preocupação. A imigração não exige o CIVP, logo, não há uma vacina específica para tomar quando for passar férias por lá. Mas, fique atento se o seu voo possui escalas em países onde há exigências de vacinas.

 

↳ Vacinas para entrar nos EUA em voos com escala

É muito importante ficar atento às escalas em voos para os Estados Unidos. Alguns países onde você vai parar antes de chegar ao destino final exigem o CIVP para turista, mesmo ele nem saindo do aeroporto. 

Saindo do Brasil com destino aos Estados Unidos, é muito comum as companhias aéreas fazerem escala no Peru, Panamá, República Dominicana, México e Colômbia. Com exceção do México, os outros países exigem a vacina de febre amarela. 

Então, se fizer escala em alguns desses países, é necessário se vacinar antes da viagem começar.   

 

🤔 Como solicitar o CIVP?

A parte boa é que solicitar o CIVP não é um processo burocrático. Você consegue ter esse documento em mãos sem muita demora e de uma maneira fácil. 

Vou te explicar todos os processos para ter o certificado em mãos facilmente. Veja qual deles é melhor para você e sua turma de viagem, bele?  

 

↳ Solicitação presencial do Certificado Internacional de Vacinação

Se você for uma pessoa mais tradicional e quer pegar seu certificado presencialmente, o processo é bem simples. 

A primeira coisa que deve ser feita é tomar a vacina gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou procurar os serviços de vacinação privados credenciados. Do mesmo jeito que você toma uma vacina de gripe, também toma para viagens internacionais. Não é complicado. 

Quando tomar a vacina, a sua Carteira Nacional de Vacinação deve ser preenchida corretamente (data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina). Com essas informações, você vai tirar a sua CIVP. 

Depois de tomar a vacina, você deverá fazer um pré-cadastro no site CIVNET (Sistema de Emissão do CIVP). Nesse site, você vai preencher com seus dados e selecionar o posto para retirar o documento. 

Para verificar qual é o posto mais próximo da sua casa, verifique no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).   

Fazendo o agendamento pelo site, basta ir no posto escolhido no dia e na hora marcada. Você deverá ter a Carteira Nacional de Vacinação e qualquer Documento de Identidade em mãos. Menores de idade deverão estar acompanhados por algum responsável. 😉

 

↳ Solicitação online do Certificado Internacional de Vacinação

Outra forma de solicitar o CIVP é pela internet. Na minha opinião, é a forma mais rápida para solicitar a documentação. 

Assim como a solicitação presencial, você também deverá tomar a vacina em um posto de saúde do SUS ou procurar os serviços de vacinação privados credenciados. Não é necessário pagar pela vacina. 

📌 Dica: lembre-se de levar a sua Carteira Nacional de Vacinação para pegar as informações de data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. 

Faça o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal para obter o seu CIVP. Serão seus dados pessoais, digitalização de um documento de identidade e as informações da sua Carteira Nacional de Vacinação. 

Depois disso, é só aguardar pela análise, que demora poucos instantes. Eles vão gerar o documento e você poderá imprimir na sua casa.   😉

vacinas para viagem internacional

🧾 Como atualizar meu cartão de vacina para viagem internacional?

A atualização do CIVP é feita toda vez que tomar uma nova vacina para a próxima viagem. Não é necessário fazer o cadastro novamente ou tirar uma nova versão. O CIVP tem validade para toda vida, de acordo com o site da OMS.

 

↳ É necessário refazer o certificado internacional?

Não é necessário refazer o CIVP. Tirando uma vez só, ele é válido para todas as suas viagens internacionais. 

 

🤷‍♀️ Como faço para me vacinar?

Tomar vacina é algo fácil e bem rápido. Não há burocracias nesse processo. Basta ir no posto de saúde mais próximo da sua casa e pedir pela vacina. 

Lembre-se de levar a Carteira Nacional de Vacinação. É esse documento que comprova a vacinação. Confira algumas informações importantes sobre a vacinação antes da sua viagem internacional. 

 

↳ Quanto tempo antes da viagem eu devo tomar a vacina?

Você deve se vacinar com pelo menos dez dias de antecedência da sua viagem. Antes do que isso, ela não terá efeito no seu corpo, podendo impedir a sua viagem. 

Então, se for viajar no dia 20 de agosto, por exemplo, é necessário tomar a vacina antes do dia 10 de agosto. 

 

↳ Validade da vacina contra a febre amarela

Basta tomar a vacina de febre amarela uma vez para que seu corpo crie imunidade contra a doença. Não é preciso tomar uma segunda dose. 

 

↳ Onde tomar vacina de febre amarela para viagem internacional?

Você pode tomar vacina de febre amarela nos postos de saúde da sua cidade. Não há um lugar específico para tomar. Moro em São Paulo e a maioria dos bairros possui um posto com a vacina. 

 

❗ Cuidados no retorno da viagem

O mesmo cuidado que você tem na ida, também deve ter na volta. Sempre esteja com o CIVP em mãos. Esse é um documento muito importante e obrigatório nos países que exigem a vacina. 

Já vi pessoas serem barradas no check-in porque não estavam com esse documento em mãos ou estavam e não tinham tomado a vacina. 😳

Então, não deixe de tomar todas as precauções e cuidados antes de viajar, ok?! O CIVP é tão importante quanto o passaporte e o visto. É obrigatório e será exigido na imigração. 😉

 

 

– – – – – – – – – – – 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você. 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Vacinas Para Viagem Internacional >>> GUIA 2020
Vacinas obrigatórias para viagem internacional 1

Dúvidas sobre as vacinas para viagem internacional? Em alguns países é obrigatório a Carteira Internacional de Vacinação. Descubra tudo sobre ela neste artigo!

REF do produto: Nego

Marca do produto: O Nego Viaja - Las Vegas

Moeda do produto: USD

Preço do produto: 0.99

Preço válido até: 2030-10-08

Produto em estoque: InStock

Classificação do editor:
5